terça-feira, 27 de março de 2012

Torcidas Organizadas

Tivemos nessa semana dois fatos envolvendo Torcidas Organizadas que vale comentar. O primeiro, aqui em Brasília, não teve tanta repercussão nacional mas como eu estava presente posso falar; e o outro, em São Paulo, com até morte de torcedores.

Neste sábado, 24.03, fui assistir ao jogo de basquete do Flamengo contra o Brasília. Infelizmente, o que aconteceu no ginásio foi vergonhoso.

Desde o começo, duas organizações que vestem vermelho e preto (não considero aquilo torcida) estavam procurando confusão. Xingaram-se e ficaram “chamando” para a briga; durante a partida e dentro de um ginásio cheio de mulheres, famílias com bebês de colo e crianças pequenas. Até aí, “tudo bem”, a gente acaba aceitando, ignorando e fica por isso mesmo, mas, perto do final do jogo, veio o estopim, literalmente, da imbecilidade dessas organizações.

Um indivíduo solta dois rojões dentro do ginásio fechado, as pessoas começam a correr assustadas, o marginal sai em fuga desenfreada pelas cadeiras (a imagem do Globo News mostra-o passando atrás de mim) sem se preocupar com os outros, pulando grades e tentando de qualquer forma escapar da polícia. Felizmente, um torcedor do Flamengo se arrisca, segura o marginal e dá tempo para os policiais prendê-lo.

Por pouco não houve ninguém ferido, mas o susto foi grande.

O pior foi em São Paulo. Dois bando rivais se reuniram para brigar e se matar antes do clássico de domingo. Conseguiram matar um e deixaram outro com risco de morrer no hospital (esse jovem veio a óbito segunda a noite), além de vários feridos. Os detalhes estão em todos os jornais e mídias, não precisamos colocar aqui.

Diante desses e vários outros fatos que acontecem com todas as torcidas do país eu pergunto: Para o que servem as Torcidas Organizadas? Qual a função delas nos clubes e em campo (ou quadra)? O que acontece com os marginais que fazem tais atos?

A impunidade é o fator apontado pelos comentaristas como principal incentivador para essas ações. Eu gosto de ir mais longe. Para mim, a impunidade é só o agravante, tudo começa com a educação. Em outra ocasião discutiremos o Sistema Educacional Brasileiro, mas por ora falo da educação que se aprende em casa mesmo, nada de matemática ou português, mas sim de respeito ao próximo, respeito às liberdades e às diferenças.

O problema é que educação funciona a longo prazo e a situação exige medidas imediatas. Em SP as torcidas foram proibidas de entrar nos estádios, mas nada impede que elas briguem do lado de fora ou que seus integrantes entrem descaracterizados. O torcedor briguento deveria ser obrigado a comparecer à delegacia nos dias de jogo e ficar lá de 2 horas antes a 2 horas depois da partida, deveria cumprir serviços à comunidade ou deveria simplesmente ficar 2 ou 3 anos preso mesmo. O que não pode é pagar uma fiança ridícula, assinar um termo qualquer e ir para casa matar de novo!

Torcida Organizada e torcedor que vai para arrumar confusão e sai impune tá errado! Muito errado!

2 comentários:

  1. A impunidade no Brasil é o maior incentivador desse tipo de transtorno, na minha opinião. As pessoas já sabem que não vai acontecer nada, no máximo ir parar na delegacia e levar uma bronca e depois ser liberado. Isso também está errado. Aliás, estou gostando de ler esse blog porque eu também penso que tem tanta coisa errada que às vezes chego a acreditar que a errada sou eu, que eu sou um ET nesse mundo rs.

    ResponderExcluir
  2. Renata, devemos ser ETs mesmo... Contamos com suas observações, críticas, sugestões e desabafos! Obrigado pela participação!

    ResponderExcluir